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segunda-feira, 11 de junho de 2012

Concurso - Educação Infantil

PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL SMA Nº 111, DE 28 DE MAIO DE 2012 REGULAMENTA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO NO CARGO DE PROFESSOR DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ÂMBITO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
1. DO CONCURSO O Concurso destina-se à seleção de candidatos para o preenchimento de vagas no cargo efetivo de Professor de Educação Infantil, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.
2 - DA REMUNERAÇÃO, DA CARGA HORÁRIA, DA QUALIFICAÇÃO EXIGIDA, DAS VAGAS E DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO Cargo Vencimento Carga Horária Semanal Taxa de Inscrição Qualificação Mínima Exigida (Escolaridade) Professor de Educação Infantil R$ 1.092,48 22h 30min R$ 50,00 - Nível Médio, na modalidade Normal ou - Curso Normal Superior ou Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação para docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental ou específica para Educação Infantil.
2.1 será acrescido ao vencimento: - bônus cultura (Lei nº 3438/2002) R$ 109,25 - auxílio-transporte (Decreto nº 17.110/98) R$ 121,00 - benefício alimentação de acordo com o Decreto 35098/2012 O PAGAMENTO EFETUADO APÓS A DATA OFICIAL DE VENCIMENTO NÃO SERÁ VALIDADO E RESULTARÁ NO CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO. o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetivado SOMENTE NOS BANCOS ABAIXO DISCRIMINADOS, ATÉ AS 16h DO DIA 10/07/2012; BANCOS CREDENCIADOS - BRASIL S/A - SANTANDER S/A - ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S/A - BRASÍLIA S/A - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - BRADESCO S/A - ITAÚ S/A - MERCANTIL DO BRASIL S/A - HSBC BANK BRASIL S/A - BANCO MÚLTIPLO - SAFRA S/A - CITIBANK S/A - BANCOOB S/A
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA PROF° DE EDUC.INFANTIL DO RJ
PROVA OBJETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão de textos contemporâneos. 1.1 Localização de informações explícitas e implícitas no texto. 1.2 Depreensão do significado de vocábulos e expressões em função do contexto. 1.3 Identificação de relações de sentido entre orações e segmentos do texto. 1.4 Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto. 2.Formação de palavras e emprego das diferentes classes de palavras 2.1 Valores do artigo. 2.2 Valor substantivo, adjetivo e adverbial dos vocábulos portugueses. 2.3Pronomes e sua função no texto escrito. 2.4 Emprego de preposições e conjunções. 3. Denotação e conotação - figuras de linguagem. 4. Variações linguísticas e adequação no uso da língua às situações de comunicação. 5. Ortografia. 5.1 Emprego de letras. 5.2 Acentuação gráfica (conforme o atual Acordo Ortográfico). 6. Flexão verbal - valor semântico de tempos e modos. 6.1 Correlação entre tempos verbais. 6.2. Concordância verbal. 7.Concordância nominal. 8. Regência nominal e verbal - o fenômeno da crase. 9. Emprego de sinais de pontuação. OBS: A prova priorizará a consciência no uso da língua escrita padrão e, não, a nomenclatura gramatical.
MATEMÁTICA 1. Operações com números reais: Resolução de problemas envolvendo as operações de adição,subtração, multiplicação, divisão e potenciação. 2. Múltiplos e Divisores. 3. Proporcionalidade: Razão e proporção; Divisão proporcional. Regra de três simples. Porcentagem. 3. Medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. 2. Princípio Multiplicativo. 3. Cálculo Algébrico: Resolução de situações problemas envolvendo equações do 1º grau. 4. Volumes dos principais sólidos geométricos. 5. Conservação, redução ou ampliação de perímetros e áreas das principais figuras planas usando malhas quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros. 6. Relacionar figuras tridimensionais com suas respectivas planificações. 7. Reconhecer arestas, vértices e faces de um sólido geométrico.
ATUALIDADES 1. Organização política e territorial do Brasil de hoje. 2. A integração do Brasil à economia mundializada. 3. Transformações demográficas recentes e a diversidade cultural da sociedade brasileira. 4. Espaço e sociedade no município do Rio de Janeiro. 5. A relação sociedade-natureza no mundo atual. 6. Características do capitalismo contemporâneo. 7. As relações internacionais e o papel das grandes organizações político-econômicas mundiais. 8. Os principais conflitos político-militares em andamento no século XXI 9. Desigualdades socioeconômicas globais. 10. Tecnologia, cotidiano e trabalho na contemporaneidade.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (para as provas: Objetiva, Discursiva e Prática de Aula) 1. Infância e Desenvolvimento Humano. 2. O Brincar na educação infantil. 3. A organização do tempo e do espaço na educação infantil. 4. Metodologias de trabalho na Educação Infantil. 5. Avaliação na educação infantil. 6. Currículo e atividades na Educação Infantil. 7. Interações e Aprendizagens na EI. 8. A qualidade na educação infantil.
LEGISLAÇÃO Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (LEI 8.069, DE 13.07.1990). 1. Título I - Das Disposições Preliminares; 2. Título II, Capítulo I - Do Direito à Vida e à Saúde; Capítulo II - Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade; Capítulo IV - Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. Constituição Federal - Cap. Da Educação . art. 208. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei 9394/96. Título I, II,III,IV. Título V - capítulo I; capítulo II , seção II; capítulo V, Título VI. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

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