Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Concurso - Auxiliar de Creche

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AUX.DE CRECHE RJ.
LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão de diferentes gêneros textuais. 1.1 Distinção de gêneros textuais. 1.2 Localização de informações explícitas e implícitas no texto. 1.3 Depreensão do significado de vocábulos e expressões em função do contexto. 1.4 Identificação de relações de sentido entre orações e segmentos do texto. 2. Distinção entre fonema e letra. 2.1 Encontros vocálicos, encontros consonantais e dígrafos. 2.2 Divisão silábica. 2.3 Ortografia oficial: emprego de letras e acentuação gráfica. 3. Classes de palavras: formas, flexões (nominais e verbais, regulares e irregulares) e emprego. 4. Formação de palavras 4.1 Derivação e composição. 4.2 Valor semântico de elementos mórficos 5. Significado das palavras: denotação e conotação, sinônimos e antônimos, homônimos e parônimos. 6. Sintaxe 6.1 termos essenciais, integrantes e acessórios da oração. 6.2 Concordância e regência verbal e nominal. 7. Pontuação:emprego de sinais. 8. Variações da língua e adequação do uso às situações de comunicação.
OBS: A prova priorizará a consciência no uso da língua padrão e, não, a nomenclatura gramatical. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da língua portuguesa. 2.ed. São Paulo: Publifolha, 2008. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa (atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. CUNHA, Celso e Lindley Cintra, L. F. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
MATEMÁTICA 1. Operações com números inteiros e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão. Problemas. 2. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. 3. Regra de três simples. 4. Porcentagem. Juros Simples. 5. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. Sistema métrico decimal. 6. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. 7. Raciocínio lógico: formas e seqüências numéricas. 8. Resolução de situações-problema. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BIANCHINI, Edwaldo - Matemática - 6ª edição - Editora Moderna - 2006 DANTE, Luiz Roberto. Vivência e Construção - Matemática - São Paulo, Ática 2007. IEZZI, G. & Dolce, O. & Machado, A. Matemática e Realidade. Atual, 2009. (JAKUBO) José Jakubovic& Outros (Marcelo Lellis e Marília Centurion). Matemática na Medida Certa. São Paulo, Scipione, 2007.
CONTEÚDO ESPECÍFICO 1. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução nº 5 de 17 de dezembro de 2009 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação). Disponível em: Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009 . 2. Atribuições do Auxiliar de Creche (Lei 3985 de 8 de abril de 2005 - Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Lei Ordinária). 3. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Títulos I- Da Educação; Título II- Dos Princípios e fins da Educação Nacional; Título III. Do Direito à Educação e do Dever de Educar -Título V, Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino; Capítulo II, Seção II- Da Educação Infantil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. 4. Direitos da criança e do adolescente garantidos no ECA (Lei 8069 de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente: Livro I , Título I - Das Disposições Preliminares; Título II Capítulo I - Do Direito à vida e à saúde; Capítulo II - Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; Capítulo IV - Do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Encontrado em:www.planalto.gov.br/ccivil03/leis/L8069.htm 5. Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil - RECNEI - volume 1. Encontrado em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcneivol1.pdf 6. Orientações Curriculares de Educação Infantil da SME/RJ - Disponível em https://skydrive.live.com/?cid=c7a1foe461c93410&resid=C7A1FoE461C93410!524&id=C7A1F0 E461C93410%21524#cid=C7A1FoE461C93410&id=C7A1FoE461C93410%21525 7. ORIENTAÇÕES PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. http://fjg.rio.rj.gov.br/publique/media/manualdeorientacoessmefinal.zip

Nenhum comentário:

Postar um comentário